Ensino Médio

EM DESTAQUE

O Colégio Singular, tradicional escola da região do ABC, vem há 46 anos construindo um trabalho real e fiel na história da educação e tem o prazer de convidá-los a conhecer sua tradição e todos os itens educacionais que o fazem ser o grande colégio na região do ABC.

Com uma meta certa e bem definida, desde o início de sua história, desenvolve suas atividades visando o ensino competente e exigente, tradicional e inovador, que prepare o jovem para seguir para a universidade buscando o sucesso pessoal e profissional, não somente ao que se refere a competência e habilidades técnicas, mas lapidando personalidades, aprimorando características pessoais, investindo na reflexão para uma visão critica, desenvolvendo autonomia, agregando valores humanos, enfim, acreditando no que há de melhor em cada jovem.

Temos um projeto pedagógico que prioriza a sala de aula, o ensino forte, a didática, coerente, que segue planejamento de aulas conforme a proposta do Sistema Anglo de Ensino, garantindo que todo o conteúdo exigido no Ensino Médio seja trabalhado com o aluno. O corpo docente prepara suas aulas e seu material pedagógico com recursos modernos e práticos, que auxiliam no desenvolvimento teórico de conteúdos e de exercícios fundamentais. Aliado a isto, o respeito a disciplina e às normas escolares, condutoras do ambiente saudável e tranquilo do colégio, é diariamente trabalhado e reforçado entre os grupos.

O sistema de avaliação foi elaborado de forma que o aluno alcance seus objetivos com motivação, empenho e reconhecimento por sua dedicação. É constituído por 3 trimestres ao longo do ano com provas diferenciadas, dando oportunidade para o aluno tirar suas notas de forma gradativa e crescente, à medida que vai se envolvendo com os estudos dominando o material e conhecendo a exigência dos grandes exames vestibulares.

Um excelente curso que garante não somente a ingresso na universidade, mas em aproveitamento muito melhor na formação de nível superior e, consequentemente, melhores chances no mercado de trabalho e na vida profissional.

Novo - Ensino Médio PREMIUM

Relação Escola e Família

Em nossa escola o Orientador Educacional tem o compromisso com a formação permanente do aluno no que diz respeito aos estudos, valores, atitudes, sentimentos e vivências familiares. Compreende o comportamento dos estudantes auxiliando e contribuindo para o desenvolvimento de sua inteligência emocional.

Está sempre em busca de uma relação saudável e acolhedora com as famílias, ouvindo, dialogando e orientando nas questões educacionais.

Sistema Anglo de Ensino

Desde sua criação, há 54 anos, o Colégio Singular sempre foi referência nacional e escola modelo do Sistema Anglo de Ensino; há muitos anos é a maior escola Anglo do Brasil. O Colégio Singular aposta na qualidade e excelência do sistema, que a cada ano vem se renovando e inovando.

A tecnologia sempre esteve presente nessa trajetória proporcionando ao experiente e competente corpo docente do Colégio Singular aulas mais dinâmicas e repletas de conteúdo de alto nível, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e próximo da realidade do aluno.

Hoje, o material didático do Sistema Anglo é acompanhado da plataforma Plurall, que se tornou, em 2020, a plataforma digital mais acessada no Brasil inteiro.

No Plurall temos vídeo aulas, plantões de dúvidas virtuais, material didático 100% digitalizado, ferramentas de apoio como o “Matific”, “CloudLabs”, Anglo Resolve, dentre outras.

Aliados a tecnologia do sistema, os serviços oferecidos pelo Colégio Singular fortalecem ainda mais os estudos dos alunos: Tutoria Personalizada, Serviço de Orientaç&a

Singular English Center

O Singular English Center é responsável pela gestão de todos os programas de língua inglesa oferecidos pelo Colégio Singular: Programa Bilíngue, Singular Idiomas, Middle School, High School e certificações internacionais de Cambridge.

      

Escola Da Inteligência

Criada pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, a Escola da Inteligência é um programa de desenvolvimento psicológico, comportamental e emocional que se fundamenta na teoria da Inteligência Multifocal e tem apoio de outras teorias psicológicas e pedagógicas, envolvendo professores, pais e alunos. Inserida na grade curricular do Ensino Médio Manhã, a disciplina permite profundas reflexões e discussões sobre os mais diversos assuntos que fazem parte do dia a dia do universo do estudante.

Apoio ao aluno

O aluno que precisa de um reforço para acompanhar uma determinada disciplina, qualquer uma delas, encontra no Colégio uma ampla opção de recursos: plantões de dúvidas diários, professores tutores para orientação de estudos, AAP (aulas de apoio pedagógico), recuperação paralela, entre outras. Com esses recursos, todos os alunos têm condições de obter um excelente rendimento em todas as matérias.

Olimpíadas do conhecimento

O Colégio Singular incentiva seus alunos a participarem das provas das Olimpíadas do Conhecimento, disponibilizando treinamentos específicos para as de Física, Astronomia, Astronáutica, Ciências e de Matemática, na própria escola.

Nos últimos anos, os alunos conquistaram centenas de medalhas de ouro, prata, bronze e dezenas de menções honrosas, provando mais uma vez que os singularianos são feras, tanto em competições nacionais como internacionais

Esporte e equilíbrio

Em nossa escola, a prática de esportes e atividades de lazer e entretenimento são muito incentivados, e por isso, são tão importantes quanto a formação intelectual dos jovens. Planejamos e realizamos atividades de âmbito esportivo, social, cultural e emocional.

Conceitos e valores vivenciados nos treinamentos e competições esportivas, assim como em atividades diversificadas, fazem parte deste processo, tais como: respeito, disciplina, liderança, companheirismo, determinação, trabalho em equipe, conquistas e frustrações, dentre outros. Sendo assim, nosso dia a dia é repleto de aprendizagem e dinamismo, com muita alegria e descontração, possibilitando uma rotina saudável e equilibrada.

Teatro Singular

O grupo de teatro do Colégio Singular, mais conhecido como TEATRO SINGULAR, em Santo André, existe há 31 anos. O que começou como uma turma aberta por alguns professores de outras áreas do colégio se firmou em 1989 com o diretor e arte-educador Marcelo Gianini que até 2014 assumiu a coordenação do curso.

As diversas montagens foram apresentadas nesses anos todos em diversos teatros do ABC Paulista, capital e interior, além de diversos festivais estudantis por todo o estado, totalizando 100 prêmios e mais de 70 indicações em diversas categorias de atuação, direção, dramaturgia, iluminação, dentre outros.

Além disso, o grupo atingiu nova profundidade de estudo ao se tornar objeto da dissertação de mestrado de Gianini, na ECA-USP, sob orientação da professora doutora Ingrid Koudela, sob o título “João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade – processos de criação como prática pedagógica”.

Atualmente a coordenação do Teatro Singular é de Paulo Gircys, que já compunha a equipe de professores de teatro das unidades de Santo André e São Bernardo do Campo, e iniciou seus estudos teatrais no próprio Teatro Singular há 17 anos, se graduando em Licenciatura em Artes Cênicas também pela USP.

Os recentes trabalhos do Teatro Singular destacam-se, além da pesquisa, pela participação em festivais internacionais de teatro, como o Vamos que Venimos, de Buenos Aires (Argentina), em que o grupo participou nas edições de 2017 e 2018, recebendo menções honrosas pelos trabalhos apresentados, e os convites para participar de festivais no Chile e Equador.

Confira abaixo, nestes 31 anos de atividade ininterrupta, quais foram as peças montadas pelo grupo:

1989: Mauser, de Heiner Muller (leitura dramática).

1990: Procura Sinistra, de Solange Dias.

1991: Boas Salenas Cronópio Cronópio, baseada na obra de Júlio Cortázar.

1992: O Mito de Eros e Psiqué, a partir da mitologia grega.

1993: Fuenteovejuna, de Lope de Veja.

1993: Psiqué, de Marcelo Gianini e direção de Esdras Domingos.

1994: Tempestades, baseada no texto de William Shakespeare.

1996: Cabaré Danton, baseada no texto de Georg Büchner.

1997: O Alienista, adaptação de Ivan Ribeiro e TEATRO SINGULAR para o texto de Machado de Assis.

1998: O Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare.

1999: A Odisséia Psicodélica do Ônibus Amarelo Rumo à Woodstock, texto de Edir Linhares e TEATRO SINGULAR.

2001: Com Defeito de Fabricação, texto de Edir Linhares e TEATRO SINGULAR baseado em novelas da obra “Decamerão”, de Bocaccio.

2002: Paixão e Morte de João de Santo Cristo, texto do TEATRO SINGULAR baseado na música “Faroeste Caboclo”, da banda Legião Urbana.

2004: A Segunda Viagem do Engenhoso Cavaleiro Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança, de Antonio José da Silva, o Judeu, baseada na obra de Miguel de Cervantes.

2005: A Távola Redonda, adaptação do TEATRO SINGULAR da obra de Tankred Dorst.

2006: Adeus, Robinson, de Julio Cortazar (leitura dramática).

2007: Não é Alice no País das Maravilhas, baseada na obra de Lewis Carroll.

2008: K., baseada na obra de Franz Kafka.

2009: Sétimo Selo baseada na obra de Ingmar Bergman.

2010: Dorian Gray: cones & bastonetes, baseada na obra de Oscar Wilde.

2011: Leonce, Lena, Valério e a Governanta, baseada na obra de George Buchner.

2014: Por Enquanto Antônio, baseada no filme O Clube da Luta, de David Fincher.

2016: Sintoma Social – o esquecimento do massacre faz parte do massacre, de Enrique Aue.

2017: Todos os Títulos que demos a Este Espetáculo foram Imprestáveis – Inclusive Este, a partir das obras visuais de Banksy e do enredo de Dom Quixote.

2018: X - de outra forma que não com os olhos.

2019: Buraco de Minhoca, criação coletiva com dramaturgia de Ayla Monteiro e Laura Cursino.

FICHA TÉCNICA TEATRO SINGULAR

Direção artística e Coordenação pedagógica: Paulo Gircys

Direção de arte (Cenografia e Iluminação): Arthur Hideki

Direção de arte (Figurino e Maquiagem): Renata Régis

Direção musical: Raul Garcia Simões

Assistência de direção artística e pedagógica: Gabriel Góes

Assistência de direção de arte em figurino e maquiagem: Vitor Gonçalves

Fotografia: Sueli Almeida (Sueluz Fotografia)

   

Resultados

Os melhores resultados sempre ficam com os alunos de Colégio Singular. Uma escola completa, que torna os alunos mais preparados para enfrentar os desafios da vida adulta.

Show de aprovações nos vestibulares 2018!


O Colégio Singular e o Singular-Anglo Vestibulares
 registraram mais de 1.400 aprovações e entre elas estão 637 em universidades públicas; Mais de 500 foram de alunos do Ensino Médio e, dentre estes, 173 em instituições públicas. Através do Enem-SISU (Exame Nacional do Ensino Médio - Sistema de Seleção Unificada), foram 331 aprovações e 180 delas na UFABC - Universidade Federal do ABC.

Nas Olimpíadas Científicas, os alunos do Colégio Singular conquistaram 301 medalhas e tiveram 3 textos publicados nos últimos anos, participando de Olimpíadas de Matemática, Física, Química, Astronomia e Linguística.  

Períodos Ensino Médio

Ensino Médio Manhã

O Colégio Singular, tradicional escola da região do ABC, vem há 46 anos construindo um trabalho real e fiel na história da educação e tem o prazer de convidá-los a conhecer sua tradição e todos os itens educacionais que o fazem ser o grande colégio na região do ABC.

Com uma meta certa e bem definida, desde o início de sua história, desenvolve suas atividades visando o ensino competente e exigente, tradicional e inovador, que prepare o jovem para seguir para a universidade buscando o sucesso pessoal e profissional, não somente ao que se refere a competência e habilidades técnicas, mas lapidando personalidades, aprimorando características pessoais, investindo na reflexão para uma visão critica, desenvolvendo autonomia, agregando valores humanos, enfim, acreditando no que há de melhor em cada jovem.

Temos um projeto pedagógico que prioriza a sala de aula, o ensino forte, a didática, coerente, que segue planejamento de aulas conforme a proposta do Sistema Anglo de Ensino, garantindo que todo o conteúdo exigido no Ensino Médio seja trabalhado com o aluno. O corpo docente prepara suas aulas e seu material pedagógico com recursos modernos e práticos, que auxiliam no desenvolvimento teórico de conteúdos e de exercícios fundamentais. Aliado a isto, o respeito a disciplina e às normas escolares, condutoras do ambiente saudável e tranquilo do colégio, é diariamente trabalhado e reforçado entre os grupos.

O sistema de avaliação foi elaborado de forma que o aluno alcance seus objetivos com motivação, empenho e reconhecimento por sua dedicação. É constituído por 3 trimestres ao longo do ano com provas diferenciadas, dando oportunidade para o aluno tirar suas notas de forma gradativa e crescente, à medida que vai se envolvendo com os estudos dominando o material e conhecendo a exigência dos grandes exames vestibulares.

Um excelente curso que garante não somente a ingresso na universidade, mas em aproveitamento muito melhor na formação de nível superior e, consequentemente, melhores chances no mercado de trabalho e na vida profissional.

Ensino Médio Tarde

Com a reconhecida qualidade Singular, oferecemos também o curso acadêmico no horário da tarde. Utilizamos material do Sistema Anglo de Ensino também neste período.

O jovem que se matricula no período da tarde encontra uma escola de qualidade, com alto nível de ensino, que lhe garantirá a continuidade dos estudos no ensino superior. O Singular possui todos os pré-requisitos necessários para que os seus alunos conquistem a sua vaga em uma faculdade de tradição, reconhecida pelo mercado de trabalho.

Ensino Médio Noite

Com a reconhecida qualidade Singular, oferecemos também o ensino médio no horário noturno, com uma grade curricular diferente do período da manhã (não utilizamos o Material Anglo neste período).

O jovem que se matricula no período noturno encontra uma escola de qualidade, com alto nível de ensino, que lhe garantirá a continuidade dos estudos no ensino superior. O Singular possui todos os pré-requisitos necessários para que os seus alunos conquistem a sua vaga em uma faculdade de tradição, reconhecida pelo mercado de trabalho.

Desafio Singular - 1a série

Ensino Médio - 1ª série


Assista os vídeos abaixo e, no final da página, vote no seu preferido!


VÍDEO 01
Singular Santo André
1C1
VÍDEO 02
Singular Santo André
1C2

VÍDEO 03
Singular Santo André
1C4
VÍDEO 04
Singular Santo André
1C5

VÍDEO 05
Singular Santo André
1C6
VÍDEO 06
Singular Santo André
1C8

VÍDEO 07
Singular Santo André
1C9
VÍDEO 08
Singular Santo André
1C16

VÍDEO 09
Singular Santo André
1C37
VÍDEO 10
Singular São Bernardo
1S2

VÍDEO 11
Singular São Bernardo
1S3
VÍDEO 13
Singular São Caetano
1D1

Clique AQUI para votar nos vídeos da 1a Série!



Desafio Singular - 2a série

Ensino Médio - 2ª série

Assista os vídeos abaixo e, no final da página, vote no seu preferido!


VÍDEO 01
Singular Santo André
2c1
VÍDEO 02
Singular Santo André
2c2

VÍDEO 03
Singular Santo André
2c4
VÍDEO 04
Singular Santo André
2c5

VÍDEO 05
Singular Santo André
2c6
VÍDEO 06
Singular Santo André
2c16

VÍDEO 07
Singular Santo André
2c37
VÍDEO 08
Singular São Bernardo
2S2

VÍDEO 09
Singular São Caetano
2D1

Clique AQUI para votar nos vídeos da 2a Série!



Desafio Singular - 3a série

Ensino Médio - 3ª série

Assista os vídeos abaixo e, no final da página, vote no seu preferido!


VÍDEO 01
Singular Santo André
3C1
VÍDEO 02
Singular Santo André
3C2

VÍDEO 03
Singular Santo André
3C3
VÍDEO 04
Singular Santo André
3C4

VÍDEO 05
Singular Santo André
3C6
VÍDEO 06
Singular Santo André
3C16

VÍDEO 07
Singular Santo André
3C26
VÍDEO 08
Singular Santo André
3C17

VÍDEO 09
Singular Santo André
3C27
VÍDEO 10
Singular São Caetano
3D1

Clique AQUI para votar nos vídeos da 3a Série!