Ensino Fundamental II

EM DESTAQUE

Transição de Ciclos

O ciclo da educação básica é marcado por diversas etapas. A transição entre cada série, sobretudo quando acontece do ensino infantil para o ensino fundamental, seja no 1º ou 6º ano, deve ser feita com cuidado, apresentando os novos desafios de forma prazerosa e acessível aos alunos.

Aqui no Colégio Singular, realizamos o Projeto de Transição que permite o aluno vivenciar, conhecer e experimentar algumas propostas da série seguinte. Promovemos o contato com a nova rotina de atividades e novos professores para que o aluno faça sua transição sentindo-se acolhido e seguro para construir seu novo caminho.

    

Relação Escola e Família

Visando maior integração da escola com a família, realizamos uma série de eventos, palestras, reuniões de pais, que envolvem arte, música e esporte ampliando os saberes da sala de aula e integrando a família no contexto escolar.

Os alunos são acompanhados individualmente pela equipe pedagógica e a família é acolhida através de reuniões individuais para tratarmos dos aspectos cognitivos e psicossociais, respeitando a faixa etária, dentro do ambiente escolar. Esses atendimentos acontecem de forma contínua, em parceria com a família, visando dar maior segurança e autonomia aos alunos.

A convivência entre a família e a escola é pautada no respeito e na confiança mútuas.


 

Sistema Anglo de Ensino

O Sistema Anglo se insere num projeto global que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, e seus objetivos são os que norteiam as propostas de todo o sistema: aquisição de uma base ampla e consistente de conhecimentos conceituais e desenvolvimento de autonomia de estudos e aprendizagens.

Tem como referência a BNCC que aborda o “ser criança” como sujeito e protagonista da aprendizagem, ampliando com isto o objetivo da educação, que além de promover a apropriação e o desenvolvimento intelectual, leva em consideração os aspectos culturais, físicos e emocionais.

Sistema Inteligente de Aprendizagem

Com ele, seu filho terá uma grande estrutura educacional à disposição para aprender mais, reter conteúdos e saber como estudar de maneira inteligente. Assim, tirar boas notas no Ensino Fundamental acaba sendo um processo natural. Funciona desta maneira:

Singular English Center

O Singular English Center é responsável pela gestão de todos os programas de língua inglesa oferecidos pelo Colégio Singular: Programa Bilíngue, Singular Idiomas, Middle School, High School e certificações internacionais de Cambridge.
High School 
O Colégio Singular oferece o High School, um programa voltado para os alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental II, que por meio de um convênio firmado com a High School da University of Missouri, permite a eles ter aulas também do núcleo comum americano.

Quem fizer a opção pelo curso, ao final do Ensino Médio receberá o certificado oficial brasileiro e o certificado oficial de conclusão da MU High School, emitido pela University of Missouri, reconhecido pelo governo americano e aceito internacionalmente. É mais um diferencial do Singular, que há mais de cinco décadas exerce a missão de educar com elevado nível de excelência.

Middle Scho

Criado para que os estudantes de 6º, 7º e 8º anos possam iniciar seus estudos em um currículo internacional, o Middle School integra os currículos de Ciências e Humanidades através da abordagem STEAM (science, technology, engineering, arts and math).

Os conteúdos são trabalhados dentro do conceito CLIL (Content Languanges Integrated Learning) utilizando a língua inglesa como instrumento para aprendizagem sem deixar de trabalhar as quatro habilidades na língua.
O aluno que completar o Middle School com sucesso recebe um certificado da University of Missouri e tem acesso direto ao High School.

*A partir de 2022

Singular Idiomas 

BILINGUAL CAMBRIDGE

 

Somos parceiros da Universidade de Cambridge no programa Cambridge Bilingual Partners, que é um projeto pedagógico [único, que promove o desenvolvimento da competência emocional através do uso da língua inglesa, garantindo um contexto de excelência no ensino e aprendizagem da língua].

 

A partir dos 3 anos de idade, o aluno Singular vivencia a língua inglesa em um programa de 5 aulas semanais (*). Motivado pelo uso de material importado da Cambridge University Press, que englobam os conteúdos curriculares, trabalham as competências emocionais e as habilidades de linguagem, nosso aluno é estimulado a usar a língua de forma autêntica e competente.

 

(*) Consultar o programa em sua Unidade.

         

Escola da Inteligência

Criada pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, a Escola da Inteligência é um programa de desenvolvimento psicológico, comportamental e emocional que se fundamenta na teoria da Inteligência Multifocal e tem apoio de outras teorias psicológicas e pedagógicas, envolvendo professores, pais e alunos. Inserida na grade curricular, a disciplina permite profundas reflexões e discussões sobre os mais diversos assuntos que fazem parte do dia a dia do universo do estudante.

   

 

 

Estudos do Meio

As atividades fora do ambiente escolar contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural do aluno, aprimorando o desempenho escolar, o fortalecimento do aprendizado, integração entre alunos e professores, sociabilização, autonomia, responsabilidade, recreação e entretenimento.
   
 

Olimpíadas do Conhecimento

O Colégio Singular incentiva seus alunos a participarem das provas das Olimpíadas do Conhecimento, disponibilizando treinamentos específicos para as de Física, Astronomia, Astronáutica, Ciências e de Matemática, na própria escola.

Nos últimos anos, os alunos conquistaram centenas de medalhas de ouro, prata, bronze e dezenas de menções honrosas, provando mais uma vez que os singularianos são feras, tanto em competições nacionais como internacionais.

Recursos Tecnológicos

No Colégio Singular a Tecnologia Educacional é utilizada de maneira inteligente. Em nossa escola, os recursos tecnológicos visam complementar as aulas, mas nunca substituir o importante papel do professor.
Os alunos do Ensino Fundamental II têm acesso ao Plurall, uma ferramenta de monitoria on-line onde é possível tirar dúvidas sobre exercícios, textos e até mesmo enviando uma foto da questão! O sistema também permite o acesso ao Caderno Digital, com todo material Anglo disponível através de smartphones, tablets ou computador.
Através de contas ilimitadas estão disponíveis o Google E-Mail, Google Drive (pendrive virtual onde podem ser armazenados arquivos na nuvem), Google DOCs (com aplicativos de texto, planilhas e apresentações), Agenda, Fotos e muitos outros.
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I podem participar de Oficinas de Lego, onde habilidades como coordenação motora, lógica, organização, planejamento e trabalho em equipe são desenvolvidas e praticadas.
Nas aulas da Mind Makers, os alunos desenvolvem o pensamento lógico e computacional, além de ter a oportunidade de buscar soluções em grupo para os mais variados problemas e, de fato, colocar “a mão na massa”, construindo robôs e dispositivos que atendam estas necessidades.

Empreendedorismo na prática

Para reunir os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores em Tecnologias Aplicadas, os alunos do 9º ano têm aulas de Empreendedorismo Digital e Mídias.

Sua finalidade é fornecer elementos para que tenham as primeiras experiências na busca de soluções inovadoras para as mais diversas atividades, seja trabalhando com organização, execução e geração/transformação de conhecimentos para valorização de bens, produtos e serviços.

Equilíbrio: Esporte, Lazer e Entretenimento

Em nossa escola, a prática de esportes e atividades de lazer e entretenimento são muito incentivados, e por isso, são tão importantes quanto a formação intelectual dos jovens. Planejamos e realizamos atividades de âmbito esportivo, social, cultural e emocional.

Conceitos e valores vivenciados nos treinamentos e competições esportivas, assim como em atividades diversificadas, fazem parte deste processo, tais como: respeito, disciplina, liderança, companheirismo, determinação, trabalho em equipe, conquistas e frustrações, dentre outros. Sendo assim, nosso dia a dia é repleto de aprendizagem e dinamismo, com muita alegria e descontração, possibilitando uma rotina saudável e equilibrada.

Algumas de nossas principais atividades: Jogos Interclasses, Desafio Singular, Jogos Escolares, Hopi Hari, Grito de Carnaval, Futebons & Futeboas, Encontros Enxadrísticos, Mostras Musicais, Grupo de Teatro, além de saídas pedagógicas e culturais.

Educação em tempo integral

No período complementar os diferenciais curriculares desenvolvidos enriquecem o tempo das crianças na escola. Estimulam a capacidade criativa e colaborativa. Potencializa as novas aprendizagens.

Uma programação diversificada que respeita o ritmo, o tempo e os espaços infantis promovendo a participação e a interação entre todos.

PhotoSing








ps_em

Uma reação de combustão incompleta pode produzir carbono fuligem. Com uma vela e uma cápsula de porcelana a professora Cleciane Battistin Ceregatto (Química), mostrou aos alunos das segundas séries do ensino médio como ele pode ser obtido.







ps_em

A turma do integral está vivenciando um projeto muito especial, conhecendo a magia das cores. Nas atividades que envolvem arte, as crianças descobrem um mundo cheio de formas, linhas e imaginação, assim nossos alunos tiveram a oportunidade de expor suas habilidades artísticas confeccionando lindas produções no azulejo.






ps_em

No projeto das cores, os alunos fizeram pintura com gelo colorido. Essa atividade estimulou o desenvolvimento sensorial, a criatividade e a observação. Eles se divertiram com uma experiência congelante e muito empolgante.





ps_em

Os alunos do Ensino Médio e Pré Vestibulandos também se vestiram para o arraiá.





ps_em

Os alunos do Ensino Fundamental II entraram no clima junino e se caracterizam com trajes caipiras. Uma manhã divertida, seguindo todos os protocolos de biossegurança. 




ps_em

A Live do Arraiá Solidário aconteceu no dia 27 de Junho, diretamente do Estância Alto da Serra. Os alunos e professores puderam participar de diversas atividades e sorteios, diretamente de casa. E além disso, a venda de canecas, revertidas em cestas básicas, foi um grande sucesso!





A massa de modelar é um recurso simples e de grande importância para ser explorado em sala de aula, tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade e a concentração. Com a proposta desenvolvida nas turmas do Integral, os alunos prepararam sua própria massinha, conseguindo descobrir novas formas, cores, texturas, sensações e movimentos.



Os alunos do 4° ano participaram da experiência que comprovou as vivências que tiveram durante as aulas. Descobriram qual o melhor solo para as minhocas: o humífero ou o arenoso. Também aproveitaram para segurar esses bichinhos e entenderam a importância dele, pois facilitam a entrada do gás oxigênio e da água deixando o solo fértil, ajudando na agricultura.





No nosso canal do youtube temos diversas palestras de Orientação Profissional para auxiliar os alunos na escolha de suas profissões. No dia 25 de Junho, tivemos Design de Games com Guilherme Ramalho.





Na semana do meio ambiente, os alunos do integral reutilizaram materiais e puderam transformar o rolo de papel higiênico em um divertido brinquedo.





Os alunos tiveram aula no laboratório de Ciências, realizaram o plantio do feijão e irão observar seu crescimento. Pura empolgação!





Colheita de outono no jardim da escola. Tons de verde e marrom marcando a natureza e a estação. Ambiente e oportunidade incrível para representarmos a importância da natureza em nossa qualidade de vida! Com concentração e inspiração, realizamos nossa homenagem a uma especial semana... Viva o Meio Ambiente!





Os alunos dos 4° anos se animaram com as comemorações juninas. A sexta temática foi sobre vestimenta, com direito a desfile e muita empolgação.





No dia 19 de Junho tivemos um campeonato do jogo Just Dance, estimulando nossos alunos à competição saudável e os benefícios da dança.





Projeto: "O que estamos fazendo para mudar o mundo?" Campanha de incentivo a doação de agasalhos, foram confeccionados bonecos e roupas de papel.





As aulas do maternal do Colégio Singular Júnior são sempre cheias de novidades. Nesta atividade os alunos realizaram a "Pintura com os Pés". Pintando com os pés, as crianças aprendem a desenvolver a criatividade, habilidades motoras e a explorar o mundo através do sentido do tato e da vista, além de conhecer as habilidades de outras partes do corpo.





Drive - Thru realizado no dia 02 de Junho no Fundamental ll. Foram aproximadamente 230 quilos de ração, doação de livros, caminhas, toalhas, brinquedos, remédios, jornais e recipientes  para os Pets. Doações dos alunos da Ed. Infantil ao 9º ano.





A participação dos alunos do Jardim I no projeto “Eu e o conto de fadas” está cheia de empolgação. Conheceram a história do João e o Pé de feijão, e fizeram um caça tesouro para encontrar uma surpresa deixada em nosso jardim.





Os alunos vivenciaram e valorizaram a cultura indígena, conheceram a história do O Índio Araçá e se divertiram construindo diferentes instrumentos.





Os alunos confeccionaram uma árvore genealógica e descobriram sobre as diferentes gerações que formam uma família.





Os alunos dos sétimos anos produziram cartazes em homenagem ao aniversário da ESPA. Este projeto teve como objetivo criar releituras de cartazes de séries ou filmes famosos. 





As turmas do integral conheceram a história da ESPA (Equipe Singulariana de Proteção aos Animais), participaram do jogo pode ou não pode com os bichinhos, confeccionaram lindos cartões e comemoram os 13 anos dessa data tão especial, com muita animação, amor e conscientização.





A equipe de Educação Física deu uma aula on-line de Ginástica para as mães dos alunos do Colégio.





As professoras do Singular Júnior se "transformaram" nos personagens do nosso ilustre autor Monteiro Lobato, no dia do livro. Esta surpresa feita para as crianças foi uma forma de abordar a importância da leitura!





Na Escola da Inteligência as crianças realizaram o "DESAFIO DOS COPOS", onde tinham a missão de seguir os comandos da música, realizando os movimentos com as mãos e com os copos. Aprenderam a lidar com o erro e continuar sendo determinados e perseverantes. Eles perceberam que errar faz parte de nossas vidas e nos ajudam acertar na próxima tentativa.





A turminha do Jardim I iniciou o projeto do Caderno Anglo, e com muita animação, confeccionaram lindas maquetes do sítio do Seu Lobato.




Os alunos conheceram o laboratório de tecnologias aplicadas e os novos combinados para as aulas.




Dando início às estratégias matemáticas, os alunos tiveram contato com as barrinhas Cuisenaire. Eles exploraram o material e fizeram várias criações!




Para complementar as atividades  do Caderno Anglo sobre lateralidade, os alunos do 1° ano usaram tintas e carimbaram a mão direita e a mão esquerda.




Na aula de Artes, os alunos ouviram a história “A Gotinha e o Arco-Íris”. Eles fizeram uma experiência incrível. Com canetinhas, papel toalha e água, as cores se misturavam e um lindo arco-íris apareceu. Depois de pronto, os alunos completaram a imagem.




Nas aulas da Escola da Inteligência, os alunos 3° anos se tornaram super-heróis, e com a máscara e seus superpoderes, eles contemplaram o belo e fizeram um passeio pelos cômodos de suas casas enxergando a família, a natureza, objetos e animais de estimação com os olhos do coração. Com esse superpoder as crianças contemplaram a beleza de tudo que está ao nosso redor.




Durante as aulas presenciais, os alunos do 1° ano brincaram e se divertiram no parque da escola. Por estarem ao ar livre, os parquinhos permitem a exploração da natureza e possibilitam que a criança tenha contato com a areia, a vegetação, os pássaros e ruídos externos, experimentando novas formas de estar e interagir com o mundo à sua volta. 




Sabemos a importância dos momentos diversificados na aprendizagem, com oportunidades de vivências diferenciadas. Nossa comemoração de páscoa foi especial com a live da contadora de história Jô Jorvino.




Nas aulas de Arte os alunos do 6° ano produziram uma atividade de releitura de retratos da arte clássica e moderna.




No dia 10 de Março é comemorado o Dia do Telefone e os alunos conheceram um pouco da sua história, através de brincadeiras como "telefone sem fio com percurso". Realizaram, também, atividades artísticas onde confeccionaram um Telefone e o jogo "telefone de copos".




O Dia Internacional da Mulher foi regado de emoção. Os alunos assistiram a um vídeo sobre a data e seus significados e participaram de uma oficina de confecção de lindas tulipas.




Na aula de História e Geografia, com o tema "Cada pessoa é única", os alunos do 2° ano exploraram os documentos pessoais e se divertiram na confecção de um RG simbólico.




No dia 21 de Fevereiro é comemorado o dia do Imigrante Italiano, pensando nisso, os alunos conheceram um pouco da cultura italiana através de jogos, atividades artísticas e brincadeiras.



Foram meses de preparo e muito investimento em tecnologia. Só uma escola do porte do Singular para proporcionar cerca de 1.000 aulas híbridas por dia, com a qualidade e segurança que nossos alunos e professores merecem.