O ciclo da educação básica é marcado por diversas etapas. A transição entre cada série, sobretudo quando acontece do ensino infantil para o ensino fundamental, seja no 1º ou 6º ano, deve ser feita com cuidado, apresentando os novos desafios de forma prazerosa e acessível aos alunos.
Aqui no Colégio Singular, realizamos o Projeto de Transição que permite o aluno vivenciar, conhecer e experimentar algumas propostas da série seguinte. Promovemos o contato com a nova rotina de atividades e novos professores para que o aluno faça sua transição sentindo-se acolhido e seguro para construir seu novo caminho.
Visando maior integração da escola com a família, realizamos uma série de eventos, palestras, reuniões de pais, que envolvem arte, música e esporte ampliando os saberes da sala de aula e integrando a família no contexto escolar.
Os alunos são acompanhados individualmente pela equipe pedagógica e a família é acolhida através de reuniões individuais para tratarmos dos aspectos cognitivos e psicossociais, respeitando a faixa etária, dentro do ambiente escolar. Esses atendimentos acontecem de forma contínua, em parceria com a família, visando dar maior segurança e autonomia aos alunos.
A convivência entre a família e a escola é pautada no respeito e na confiança mútuas.
O Sistema Anglo se insere num projeto global que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, e seus objetivos são os que norteiam as propostas de todo o sistema: aquisição de uma base ampla e consistente de conhecimentos conceituais e desenvolvimento de autonomia de estudos e aprendizagens.
Tem como referência a BNCC que aborda o “ser criança” como sujeito e protagonista da aprendizagem, ampliando com isto o objetivo da educação, que além de promover a apropriação e o desenvolvimento intelectual, leva em consideração os aspectos culturais, físicos e emocionais.
O Singular English Center é responsável pela gestão de todos os programas de língua inglesa oferecidos pelo Colégio Singular: Programa Bilíngue, Singular Idiomas, Middle School, High School e certificações internacionais de Cambridge.
BILINGUAL CAMBRIDGE
Somos parceiros da Universidade de Cambridge no programa Cambridge Bilingual Partners, que é um projeto pedagógico [único, que promove o desenvolvimento da competência emocional através do uso da língua inglesa, garantindo um contexto de excelência no ensino e aprendizagem da língua.
A partir dos 3 anos de idade, o aluno Singular vivencia a língua inglesa em um programa de 5 aulas semanais (*). Motivado pelo uso de material importado da Cambridge University Press, que englobam os conteúdos curriculares, trabalham as competências emocionais e as habilidades de linguagem, nosso aluno é estimulado a usar a língua de forma autêntica e competente.
(*) Consultar o programa em sua Unidade.
Criada pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, a Escola da Inteligência é um programa de desenvolvimento psicológico, comportamental e emocional que se fundamenta na teoria da Inteligência Multifocal e tem apoio de outras teorias psicológicas e pedagógicas, envolvendo professores, pais e alunos. Inserida na grade curricular, a disciplina permite profundas reflexões e discussões sobre os mais diversos assuntos que fazem parte do dia a dia do universo do estudante.
Através de contas ilimitadas estão disponíveis o Google E-Mail, Google Drive (pendrive virtual onde podem ser armazenados arquivos na nuvem), Google DOCs (com aplicativos de texto, planilhas e apresentações), Agenda, Fotos e muitos outros. | ![]() |
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I podem participar de Oficinas de Lego, onde habilidades como coordenação motora, lógica, organização, planejamento e trabalho em equipe são desenvolvidas e praticadas. | ![]() |
Nas aulas da Mind Makers, os alunos desenvolvem o pensamento lógico e computacional, além de ter a oportunidade de buscar soluções em grupo para os mais variados problemas e, de fato, colocar “a mão na massa”, construindo robôs e dispositivos que atendam estas necessidades. | ![]() |
No período complementar os diferenciais curriculares desenvolvidos enriquecem o tempo das crianças na escola. Estimulam a capacidade criativa e colaborativa. Potencializa as novas aprendizagens.
Uma programação diversificada que respeita o ritmo, o tempo e os espaços infantis promovendo a participação e a interação entre todos.